A Palavra – Tentar
22 de fevereiro de 2017
Culpa e Valores Conflitantes – Por Steve Andreas
22 de fevereiro de 2017

Ansiedade e Desempenho

Muitas pessoas têm medo de falar em público e muitos atores profissionais, músicos, profissionais da comunicação sofrem de ansiedade de desempenho mesmo quando exibem um histórico de bons desempenhos. Os atletas também sofrem antes de uma competição. Em geral, quanto mais importante for o desempenho, maior é o medo. Certas pessoas sofrem de uma ansiedade lancinante até mesmo em pensar em fazer um pequeno discurso para uma plateia amistosa que você jamais deverá ver novamente.

O primeiro passo se você sofre de qualquer tipo de ansiedade de desempenho é formular a você mesmo a seguinte pergunta muito simples: MEREÇO TER SUCESSO?

Você merece ter sucesso caso esteja adequadamente preparado. Se você não estiver adequadamente preparado, então seu medo está lhe oferecendo uma mensagem muito valiosa. Você precisa trabalhar mais sua apresentação.

Para cada minuto que você estiver se exibindo ao público, prepare-se durante cinco minutos.

Suponha que você já se preparou. Você sabe que merece ter êxito. Mesmo assim o medo ainda o consome e você não é capaz de entender porque está com medo. Você deseja ter sucesso e sabe que o público quer o mesmo (todos os públicos desejam ser entretidos, eles não desejam que o apresentador fracasse, e não querem voltar para casa após uma má experiência, especialmente se tiver pago por ela.

A ansiedade de desempenho é o medo do futuro. Se você estiver adequadamente preparado e mesmo assim se sentir amedrontado diante de um desempenho prestes a acontecer, use a técnica a seguir:

 

ANSIEDADE DE DESEMPENHO DO MEDO PARA A AÇÃO 

1 – Reconheça seu medo. Isso é natural. Isso não significa que você fracassará. Os melhores apresentadores sentem-se amedrontados antes da apresentação.

2 – Relaxe. Inspire profundamente e demore duas vezes mais para expirar do que para inspirar.

3 – O que você está imaginando? Pense em seu desempenho. Como você pensa que será? Que imagens mentais você vê? Caso não perceba qualquer imagem, suponha. Poderia ser um mar de rostos nada amistosos encarando você enquanto esquece seu discurso. Poderia ser você de pé parecendo um tolo enquanto as pessoas atiram frutas podres em você. Você está com razão para ter medo se isso acontecer. Mas, não aconteceu.

4 – Dissocie-se da imagem. Observe-se na imagem. Quando você dissociar perderá a maior parte do medo.

5 – Faça experiências com as qualidades da imagem. Brinque com as sub modalidades, tornando-as menores, menos nítidas, retirando-lhes a cor e o movimento. Perceba que mudanças o fazem sentir-se melhor.
6 – Ouça sua voz interior. O que você está dizendo a si mesmo? Aqui estão algumas das possibilidades: “Não sou bom”, “As pessoas rirão de mim”, “Vou parecer ridículo”. Faça experiências com o tom de voz. Torne-o mais rápido ou mais devagar, acrescente música. Use quaisquer mudanças que o façam sentir-se melhor.

7 – Qual a intenção positiva da voz? Qual a mensagem útil oculta nas palavras. A intenção positiva da voz pode ser fazer com que você pare de ser ridicularizado. Mude as palavras para expressar a intenção positiva e faça com que a mensagem seja útil.

8FIXE A META DE DESEMPENHO. O QUE VOCÊ DESEJA QUE ACONTEÇA? Imagine exatamente o que você deseja a partir de um ponto dissociado. Veja-o mais claro e intenso que puder. Coloque-se fora da situação, observe-se agindo na situação.

9 – Ensaie mentalmente sua meta. Quando estiver satisfeito,, imagine-se saindo da situação e mentalmente ensaiando (associado) exatamente o que deseja que aconteça. Esteja lá, vendo através de seus próprios olhos e desfrutando de boas sensações.

 

PRESCREVENDO OS SINTOMAS 

Existe outra maneira interessante de lidar com a ansiedade de desempenho–EXAGERAR O SINTOMA DELIBERADAMENTE. Por exemplo, tente deixar a você mais nervoso. Se suas mãos estiverem tremendo, tente fazer com que tremam descontroladamente. Isto produz um efeito interessante. Enquanto você tenta produzir a própria coisa que o está preocupando, ela realmente diminui. Grande parte do poder desses sintomas vem de um esforço que você faz para suprimi-los.

Suponha que você seja capaz de aumentar o sintoma. Isso significa que isso está sob seu controle inconsciente. Se você é capaz de aumentá-lo segundo a sua vontade, então você deve exercer algum controle sobre ele e poderá reduzi-lo – relaxando.

Outra aplicação deste princípio é admitir que você está nervoso antes de uma apresentação. Admitir esse fato abertamente faz com que o nervosismo perca seu poder sobre você, pois grande parte dele vem de sua tentativa de negar que ele está lá. O QUE VOCÊ RESISTE PERSISTE.

 

METÁFORAS DO FRACASSO 

Quando você pensa em fracassar, que metáfora utiliza? A linguagem dá boas dicas sobre o que está acontecendo e poderá surgir a solução. A linguagem é a metáfora para o que está acontecendo em sua fisiologia.

Por exemplo, aqui estão algumas metáforas comuns que as pessoas usam para descrever o fracasso:
Engasgando, Congelando, Caindo aos pedaços, Perdendo, Explodindo, Desabando, Desmoronando.
Que frases surgem em sua mente quando você pensa em fracassar? Todas essas frases implicam em tensão física, então você pode desafiar o seu medo modificando a forma de usar o seu corpo.

 

MUDANDO SUA FISIOLOGIA 

Se você se sentir “sufocando”, respire, relaxe sua garganta e mantenha suas mãos no alto.
Se você sentir que está “congelando”, relaxe e imagine um brilho acolhedor em você.
Caso se sinta “desmoronando”, fique em pé ereto, conscientize-se do seu corpo.
Se você pensar em perder, imagine-se revolvendo um tesouro oculto e encontrando todos os recursos que necessita.

O MEDO DE FRACASSAR E A ANSIEDADE DE DESEMPENHO SÃO MEDOS IRREAIS, PORÉM PODEM SER FORTES O SUFICIENTE PARA IMPEDI-LO DE OBTER ÊXITO E ASSIM SE TORNAREM PROFECIAS AUTO REALIZÁVEIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *