Esculhambar
22 de fevereiro de 2017
Gula
22 de fevereiro de 2017

Feedback x Crítica – Por Maria Helena Lorentz

Qual o objetivo do feedback?

O objetivo do feedback deve ser o de ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos.

Um bom hábito a ser adquirido é o sanduíche de feedback.

1. Comece reconhecendo aquilo que está sendo feito certo ou dizendo algo positivo sobre o que você acha que a pessoa é (é inteligente, é esforçada, é rápida etc.) em nível de identidade.

2. Em seguida dê o feedback, que deverá ser sobre o comportamento (está, fez, falou etc.), nunca sobre a identidade, e baseado no sensorial (eu vi, ouvi, li, etc.), específico (ontem, hoje etc., em vez de sempre, às vezes).
É melhor focalizarmos o comportamento e não a pessoa. Tratar uma pessoa como se ela fosse seu comportamento só irá reforçá-lo. Em sua mente, separe o comportamento da identidade.

Lembre-se: “As pessoas têm comportamentos, não são seus comportamentos.”
Evite usar mas, porém, contudo, etc. Em vez disso use “e”.
Em vez de: “Eu gosto muito de você, mas…”
Use: “eu gosto muito de você e gostaria…”

3. Termine com outro reconhecimento sobre as habilidades ou capacidades, orientado ao futuro e em positivo (eu acredito que sendo …como você é, será capaz, de no futuro, agir de forma a …).

O sanduíche:
Algo positivo sobre a identidade (você é …)
Comportamento a ser mudado (sensorialmente definido)
Algo positivo sobre a identidade (sendo tão …)

Lembre-se, a função do feedback é ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos.

A crítica somente diz o que está errado ou desagradando, não ajuda a melhorar.
É também muito importante ter estratégias eficientes para lidar com críticas.

Consulte:
1. PNL – A Nova Tecnologia do Sucesso – NLP Comprehensive – Editora Campus
Utilizando confortavelmente as críticas (pág. 227)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *